
Afinal, qual a diferença entre logotipo e identidade visual?
30 agosto 2021
Em termos simples, “logotipo” se refere ao símbolo que representa visualmente a sua marca. Já a identidade visual é um padrão visual que vai muito além de um símbolo. Dentro desse padrão visual estão a paleta de cores, tipografia, pattern (estampas), ícones, fotografias, etc. A identidade visual torna sua marca rapidamente reconhecível, mesmo que o logotipo não esteja presente. Vamos fazer um teste? Veja as imagens abaixo e tente descobrir a que marcas pertencem.
Percebeu? A identidade visual define um padrão e repete esse padrão em todos os pontos de contato da marca (todos os lugares onde ela é vista). Isso possibilita fácil reconhecimento, credibilidade e uma comunicação eficaz, o que no fim, leva a relacionamentos e vendas.
Marcas são como pessoas, e assim como as pessoas são únicas e têm personalidade, sua marca pode e deve se destacar usando o que ela tem de melhor. Assim, para construirmos a sua identidade vamos primeiro entender quem ela é, onde será vista, como deseja ser percebida, quais seus valores, diferenciais, enfim, faremos uma análise aprofundada para então criarmos uma identidade visual única, que comunique exatamente o que sua marca deseja.
As marcas são, respectivamente: Tim, Itaú, Subway, Coca-Cola e Vivo.
Gostou? Vamos trocar uma ideia sobre isso? É só me mandar um oi aqui.
Abraços,
Jéssica.